Foto: Renan Mattos (Diário)
A Câmara de Vereadores de Santa Maria aprovou, na sessão de terça-feira, o projeto de resolução legislativa que altera o Regimento Interno da Casa e dá poderes aos suplentes da Casa. De autoria do vereador João Kaus (MDB, na foto acima), a proposta permite que os suplentes possam assumir cargos na direção da Mesa e presidir comissões permanentes e temporárias, além de frente parlamentares. Atualmente, o Regimento Interno barra.
Secretário deixa cargo e volta à Câmara de Vereadores de Santa Maria
Ao apresentar o projeto, Kaus justificou que se tratava da atualização do Regimento para que suplentes tenham as prorrogativas dos titulares e que cidades como Porto Alegre já se adequaram à regra. O problema é que os substitutos dos vereadores com cadeira na Casa, muitas vezes, têm vida curta no Legislativo para ocupar cargos importantes.
O governo Jorge Pozzobom (PSDB) é um exemplo disso: promoveu várias trocas e, em média, o suplente ficou um ano ou até menos na Câmara. A exceção mesmo nesta legislatura é Kaus, que é suplente e está desde o início na vaga da secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella (MDB).